quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

7 razões para acreditar na existência de Deus






Confúcio ensinou que: "Aquilo que eu ouço eu esqueço, aquilo que eu vejo eu me lembro, aquilo que eu faço eu aprendo". Assim é a fé em Deus, preciso fazer algo para que ela se desenvolva e assim possa compreendê-la.





Acreditar é uma opção, eu posso definir em que e em quem acreditar, mas há alguns fundamentos que se tornam incontestáveis mesmo olhando com olhos racionais e humanos.

Por todas as gerações da humanidade o homem descreve a existência de um poder divino, só divergem ao expressar esse poder. Alguns o descrevem em forma de vários deuses, outros em um só, alguns em imagens, outros em pensamento. Mas está na natureza humana a crença nesta força maior.

A existência de Deus como criador do homem e de tudo o que há na terra pode ser comprovada quando se busca evidências que o próprio homem não consegue explicar. E quando este se desprende de seu pensamento racional e se entrega à sua essência, a mesma que conduziu a humanidade desde sempre à busca de uma força maior e criadora.

Veja 7 pontos a ponderar sobre a existência de Deus:


Olhe para dentro de si mesmo, converse com o “eu” interior e tente explicar com o entendimento humano sua existência sem a ação de um poder Divino. Ouça a vida acontecendo dentro de você a partir dos batimentos cardíacos aos comandos cerebrais. Que mecanismo é esse que mantém a vida ou que a um impacto pode deixar de funcionar?


Olhe ao redor e veja a diversidade da fauna e flora. Como tudo isso pode existir sem um comando? Em pouco tempo gatos estariam agindo como cães e vice-versa, mas não agem assim mesmo que convivam juntos desde o nascimento! Continuam a cumprir a medida de sua criação.


Em um momento de medo, solidão e angústia a quem nosso pensamento se remete? Em algum momento como este certamente você se voltou para o céu em busca de um Ser onipotente para lhe dar consolo e esperança. Houve uma manifestação divina? Certamente não! Mas há muitos relatos de que algo mudou dentro da pessoa, como um sentimento de paz incompreensível, a coragem de agir afastando o medo ou simplesmente a aceitação da situação que até o momento parecia insuportável. Se fosse só poder humano, isso seria constante e não haveria insegurança.


A vida sendo gerada dentro do ventre de uma mulher nos faz pensar em como o corpo humano é complexo, e mesmo com toda a tecnologia o homem não é capaz de gerar e fazer crescer a vida mecanicamente, o máximo que se chegou foi à fecundação in vitro, mas sem um útero humano não é possível dar continuidade ao processo.


O homem por mais que tente não consegue dominar alguns processos chamados de naturais como seca, inundações, furacões, terremotos e o próprio envelhecimento do corpo. Que força é essa que age sem o consentimento do homem? Alguns dizem que é força da “mãe natureza”. Então pergunto qual a diferença em acreditar em uma força invisível da natureza e o poder de um Deus que afirma nos ter criado a sua imagem e semelhança? (Genesis 1:27). Nenhuma. Por isso os que preferem crer na existência de uma força natural, o fazem pela simples decisão de não crer em Deus.


A Bíblia e outros registros nos dão a confirmação da existência de Deus, mas ainda assim muitos questionam a veracidade desses registros. Claro que a manipulação do homem pode ter alterado o sentido para seu próprio benefício, mas a essência não pode ter sido manipulada, pois há registro muito antes da Bíblia provando que o homem sempre acreditou em um Ser Divino e Criador. Será que isso não é suficientemente prova de que está na essência do homem este conhecimento, assim como cada coisa na natureza age de acordo com sua espécie o homem que crê em Deus também está agindo de acordo com sua espécie? Espécie que provém da criação de um Ser Supremo que nos fez a sua imagem e semelhança.


A última razão que sugiro para crer em Deus está na prova que você pode fazer de sua , ou seja, “acreditar naquilo que não se vê, mas sabe ser verdade”. Assim como não vemos o ar, mas o sentimos e sabemos que sem ele não podemos viver. Deus não precisa se mostrar para que creiamos Nele, basta se voltar para dentro de si próprio e buscar a essência de sua existência e tenho certeza de que encontrará um desejo inexplicável de acreditar na existência de um Pai Criador que nos ama e espera que retornemos a sua presença. Pois estamos aqui vivendo uma parte de nossa experiência divina.

Como disse no início, acreditar é uma opção. Só que o ser humano tem um instinto que o conduz em muitos aspectos da vida, mesmo quando bebê, a criança sabe a necessidade que tem em buscar por alimento e quase que involuntariamente quer sugar qualquer coisa que se encoste a seus lábios, pois sabe que este é o meio que suprirá suas necessidades.

Assim somos nas questões espirituais, o homem vive em constante busca por provas de que Deus existe ou não. Isso já é indício de que por alguma razão se sabe da existência de um Ser Divino que não se conhece, mas se tem necessidade.

O fato de que algumas pessoas não acreditam em Deus, não elimina o fato de que Ele existe.